Science & Society | News | Olívia Pontes ganha bolsa da Liga Portuguesa Contra o Cancro para combater o cancro renal mais comum

A investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho recebeu esta sexta-feira, 4 de fevereiro, a bolsa da Liga Portuguesa Contra o Cancro –Núcleo Regional Norte para adicionar um composto inovador ao arsenal terapêutico do carcinoma de células renais (que representa 90 a 95% de todos os cancros renais).

A bolsa, que corresponde a 12 de meses de duração, permite validar uma alternativa a um cancro responsável por cerca de 175 mil mortes em todo o mundo. Como? Através de um composto inovador criado no grupo de investigação de Olívia Pontes, no ICVS da Escola de Medicina, a investigadora procurará testar o alvo molecular,verificando se é o ideal para criar mais uma barreira a este carcinoma.

Apesar dos avanços na área das terapias oncológicas e crescente número de aprovação de novas moléculas, as estimativas mais recentes preveem um aumento drástico no número de pacientes com carcinoma de células renais até 2040.

Este cancro é frequentemente diagnosticado em fase localmente avançada ou metastática (mCCR,30% dos diagnósticos), exigindo tratamento sistémico. Contudo, as taxas de resposta às terapias são reduzidas, sendo que o carcinoma tem uma alta frequência de reincidência. A mortalida de cinco anos após o diagnóstico é também elevada – 47% em estágio III e 92% em estágio IV – o que reforça a necessidade de testar e validar novas terapias, por forma a reduzir a severidade da doença.