Science & Society | News | Perceber melhor o cérebro de um rato é compreender melhor o cérebro humano

Perceber melhor o cérebro de um rato é compreender melhor o cérebro humano

Uma equipa da NeuroSpin que colabora com investigadores da Escola de Medicina e doI CVS, desenvolveu, usando imagens de ressonância magnética, um conjunto de recursos para a análise e visualização de dados pré-clínicos num cérebro de rato.

Como é que podemos compreender melhor o nosso cérebro? Ter um mapa será a solução ideal para nos orientarmos. E o próximo passo está dado: ter um atlas do cérebro de um rato. O trabalho da NeuroSpin, em conjunto com a Escola de Medicina, o ICVS e o Hospital Sainte-Anne, foi publicado na Nature Communications, oferece uma série de recursos importantes para a investigação em neurociências.

Esta equipa internacional trabalhou na criação de um template anatómico e de vários mapas do cérebro de rato, usando a imagem em ressonância magnética, através de uma disposição geográfica do cérebro dividida em regiões de interessa, ora anatómica, ora funcional.