Science & Society | News | Patrícia Maciel recebe bolsa da National Ataxia Foundation

Patrícia Maciel recebe bolsa da National Ataxia Foundation

Patrícia Maciel lidera equipa premiada com bolsa de 100 mil dólares para testar medicamento que pretende melhorar a condição da doença de Machado-Joseph.

A equipa liderada por Patrícia Maciel,  investigadora do ICVS da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e que inclui Sara Duarte-Silva e Jorge Diogo Silva,recebeu o Pioneer SCA3/MJD Translational Research Award, distinção atribuída pela “National Ataxia Foundation”, a maior associação de doentes com ataxia dos EUA. A bolsa no valor de 100 mil dólares permitirá à equipa de investigadores desenvolver estudos que têm como objetivo final propor o TUDCA como um possível fármaco para ser testado em pacientes com doença de Machado-Joseph.

O ácido biliar TUDCA é uma molécula naturalmente sintetizada pelo nosso organismo e com uma função muito conhecida no nosso intestino – auxiliar a digestão das gorduras. Além disso, o TUDCA é utilizado na terapia de doenças biliares, de formac rónica, não mostrando toxicidade para os humanos, mesmo quando utilizado em doses altas. Mais recentemente, surgiu a ideia de que, além das suas funções digestivas, o TUDCA tem funções de proteção das células do cérebro.

A investigação premiada demonstrou num modelo em murganho (ratinho) da doença de Machado-Joseph que o tratamento crónico com TUDCA teve um efeito terapêutico muito promissor

A doença de Machado-Joseph é uma doença neurodegenerativa rara, com início da idade adulta, tendo uma causa genética conhecida. A doença enquadra-se no grupo das ataxias, já que afeta maioritariamente a função motora, sendo que os pacientes apresentam descoordenação e problemas no equilíbrio. Estes sintomas pioram progressivamente com a idade e têm um forte impacto na autonomia e qualidade devida, causando frequentemente uma morte prematura. Embora a causa da doença seja conhecida desde 1994, ainda não se compreendem na totalidade os mecanismos da doença, e por isso também ainda não existem terapias disponíveis que curem ou atrasem a sua progressão.